domingo, 1 de maio de 2011

Diferença entre equipes médicas que fazem a cirurgia bariátrica:

Não precisamos ir longe para vermos as diferenças tanto no pré e principalmente no pós operatório de uma cirurgia bariátrica,mesmo utilizando a mesma técnica muda muito de equipe para equipe...
Tem gente que faz 15 dias de dieta liquida,tem gente que faz um mês,ja vi gente até que faz uma semana,algumas equipes pulam a pastosa e entram direto na sólida,outras com menos de 3 meses as pessoas ja comem de tudo.
Mo MEU caso a dieta liquida dura 15 dias...Mas não são 15 dias contando o dia da cirurgia...São 15 dias contando quando comecei a ingerir liquidos,pq eu fiquei 4 dias em jejum absoluto.
Minha dieta pastosa,é um pouco diferente...É pastosa mesmo...Não entra torradinha,queijo,nem carne moida,é tudo liquidificado tudo em forma de purê,minha nutri não chama essa fase de dieta pastosa e sim de dieta preguiçosa...Ela disse que nessa fase não devo mastigar nada,só salivar,se eu tiver que mastigar alguma coisa esta errado.A carne por exemplo,a minha mãe compra filé,corta em pedaços bemmmmm pequenininhos,faz um molho com cebola,pimentão,tomate,temeperinho verde eum pouco de água e eu passo no processador e ela fica com consistência de patê.
Eu não tenho conseguido comer tudo que esta na minha dieta,por exemplo ontem não consegui fazer o lanche da tarde.E mandei um e-mail para minha nutri e recebi um pequeno xixizinho,ela disse que tenho que comer,se eu não conseguisse comer tudo pelo menos um pouco,pq ela dividiu tudo que eu preciso ingerir em um dia (vitamina,calcio,proteinas) nas refeições,e se eu pular uma ,posso ficar com deficiência de alguma coisa...Hj vou tentar comer um pouquinho de cada coisa.
Eu não vou reclamar da minha equipe,eu a escolhi,eu sabia como iria ser e mesmo assim optei por essa equipe.E se eu escolhi essa equipe,o minimo que posso fazer é obedecer as recomendações deles.
Eu por exemplo só comerei normal(incluindo grãos,saladas cruas,de vez em quando fritura ou doce) depois de 6 meses,e eu sabia disso antes de operar,fui muito bem orientada em relação a isso.
Não estou aqui pra dizer que a minha equipe é melhor ou pior que as outras,e sim que cada equipe tem uma maneira de conduzir o pós operatório e quando optamos por essa cirurgia e optamos pela equipe temos que ter comprometimento com os profissionais,para que a cirurgia seja um sucesso,e para isso temos que fazer a nossa parte.
Todos os profissionais estudam para isso.E sabem o que fazem...

Contando "causos" do orkut:
Aqui não estou conseguindo postar fotos,mas no orkut fiz um álbum com o titulo "o que eu como" e lá posto fotos dos meus pratinhos:
Ja vieram me dizer que como demais.
Como demais pra quem...Eu estou comendo menos que minha filha de 2 anos...
E nem consigo comer o que minha nutri mandou...
Eu pago nutricionista uma vez a cada 20 dias (será assim até 6 meses),ela estudou para isso,e sabe bemmmm o que esta fazendo.
Perto do que eu comia antes eu não como nada,até minha mãe ontem me disse que tinha pena de me ver comendo igual a um passarinho....

Tenho uma"amiga" no orkut que fez a cirurgia um dia depois de mim,e temos uma outra "amiga " em comum,Essa menina que operou depois de mim,me perguntou se eu sentia sede (óbvio que a dieta dela é diferente da minha,ela fez com outra equipe),eu disse que não,que a única coisa que sentia era um vazio no estômago na hora de comer.Ai essa outra "amiga" ja operada disse que ela não tinha que seguir horarios e mls,que cada corpo é um corpo,e que ela poderia sim beber mais água se sentisse sede...
Eu respondi que as nossas equipes eram diferentes e o melhor que ela tinha a fazer era procurar a nutri dela e ver se ela poderia beber mais água...
Como que uma pessoa diz isso:que não temos que seguir a nutri,com horarios e mls...
Achei muita irresponsabilidade dessa menina,vai que arrebenta os pontos e da uma fístula ou sei lá acontece alguma coisa...Eu não diria isso á ninguem.
Tem dúvidas,procure sua equipe médica,eles estudaram para isso,e se vc confiou sua vida a essa equipe para operar,tem que continuar confiando e seguindo o que eles te dizem...
Isso foi um desabafo...
Tem gente que acha que sabe mais que médicos,então nunca caiam na besteira de burlar a dieta prescrita por sua equipe,e se o fizer saiba que se tiver consequências a culpa é só sua!!!!

8 comentários:

Andrezza disse...

Oi, você tem toda razão, esse post é muito importante, as comunidades e blogs são legais para trocar experiência, mas sempre é bom lembrar né, nada como a orientação de quem está nos acompanhando desde o inicio, gostei de ler.

Minha vida, minha gastroplástia, antes durante e depois!!!! disse...

Kaka, adorei o seu post e é assim mesmo tem gente que acha que sabe mais que os médicos, odeiooo, até mais....

Unknown disse...

oi flor...é assim mesmo, cada equipe tem seu modo de conduzir o pós operatório.. no meu caso com 2 meses ja tinha voltado a comer praticamente de tudo... logo logo vc vai estar mais linda do que é...

bjssss

Aline Brich disse...

Concordo plenamente!!!
Correr riscos e depois fazer besteira não dá!
Bjussss....

Karine silva disse...

oi kaka concordo com vc amiga!!! agente tem que ter cabeça no lugar pra naum sair fazendo besteira

Hanna Marques disse...

amiga tambem sigo meu nutre de olhos fechados ate quando ele sugere marcas eu compro elas, sou medrosisssima o meu prazo pra comer normal tambem e esse 6 meses a minah pastosa tambem foi como a sua tudo processadinho nada de pedacinho na restritiva com 25 dias e que tive uma carninha moida mas e uma colher de sobremesa beeeeeeeem pequenininha eu tambem como que nem um passarinho minha mãe tambem tem do, mas tem gente que o cirurgião deixa o estomago menorzinhoo dai a pessoa come menos e julga o nosso prato, manda pra cucuia amiga!! que bom que voltou senti sua falta!!
agora e so vitoria!!

Hanna Marques disse...

amiga tambem sigo meu nutre de olhos fechados ate quando ele sugere marcas eu compro elas, sou medrosisssima o meu prazo pra comer normal tambem e esse 6 meses a minah pastosa tambem foi como a sua tudo processadinho nada de pedacinho na restritiva com 25 dias e que tive uma carninha moida mas e uma colher de sobremesa beeeeeeeem pequenininha eu tambem como que nem um passarinho minha mãe tambem tem do, mas tem gente que o cirurgião deixa o estomago menorzinhoo dai a pessoa come menos e julga o nosso prato, manda pra cucuia amiga!! que bom que voltou senti sua falta!!
agora e so vitoria!!

Angelica Manhães disse...

Sua dieta é muuuuito diferente da minha. Mas é como vc falou, cada equipe trabalha de um jeito.
Agente aqui troca experiêmcias e tals... mas deixar de seguir o que a equipe recomenda, acho doideira do pessoal.
Beijos

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP