segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vamos falar sobre a bipolaridade?????

Eu não sou médica e não usarei termo técnicos falarei do que eu sei baseado na minha experiência e nas minhas conversas com os profissionais que cuidam de mim,então é mais uma conversa franca desvendando alguns mitos.
Muitas pessoas acham que bipolares são loucos e isso não é verdade bipolares sofrem desfunção quimica e alteração de humor.
Quem é bipolar é como um diabético.
O diabéico necessita da insulina para sobreviver e faz exame de glicose diariamente para medir a glicose e saber quantidade de insulina que se deve aplicar e um diabético deve tomar insulina pro resto da vida.
O biabétivo pode ter dois tipos de diabético:o tipo de diabetes que é hereditario e o diabetes que se adquire com o acumulo de peso o unico diabes que se tem "cura" é o diabetes o diabetes que se adquire com o acululo de peso,esse nós obesos (ou ex obesos) conhecemos bem)
A bipolaridade em 90% dos caso é hereditário podendo vir de um parente bemmmmmmmmmmmmmm distante e não tem cura,tem apenas controle,e a bipolaridade nada mais é do que uma disfunção quimica.Assim como a diabetes é causada pelo pâncreas que não produz insulina a bipolaridade é causada por algum órgão que não produz o litio,e o litio é o que trabalha a alteração de humor.
Por isso que nós bipolares tomamos litio.
O litio é um sal,encontrado na natureza.
Por ser um sal,que tambem esta presente em alguns alimentos (não me perguntem qual pq eu não sei,meus médicos nunca me disseram)ele incha e engorda,por isso seu principal efeito colateral é engordar.
O bipolar não é uma pessoa agressiva,pelo menos não com os outros ,muito pelo contrario,o bipolar é uma pessoa que precisa de amigos,vejo por mim mesma,eu sou sozinha,tenho poucas pessoas ao meu lado,me sinto só,faço de tudo por todos e no final to sempre sozinha,e isso é da doença...
Meus médicos ja me avisaram que é assim...
As pessoas tem medo e se afastam quando sabem que sou bipolar por medo.
Eu nunca fiz mal a ninguem,e nunca farei...
Eu ja fiz mal sim,mas foi a mim.
Ja tive crises agressivas,mas nas minhas crises agredi a mim,tentei contra a minha vida,eu jamais faria alguma coisa contra alguem.
Inclusiva na crise de mania,que é a crise de euforia,a crise de alegria,que é onde ficamos mais eufóricos e felizes,onde ficamos amigos de todos,saimos,emprestamos dinheiros pra todos,nessas crises todos querem ser nossos amigos,mas quando vem as crises de depressão,que são as crises de tristesa de angustia de mal estar de tristeza e nessas crises que tentei me matar eu tinha só 3 pessoas ao meu lado,minha mãe,meu irmão e o pai da minha filha.
Não é facil ser bipolar,mas não somos perigosos,pq quando a doença esta controlada,quando a medicação esta acertada,não exite alteração de humor ou seja não existe nenhum tipo de crise e se vive uma vida normal,como cada um de vcs vive,as vezes se tem dias um pouco melhor,as vezes dias um pouco melhor,mas não mais crises.
Bipolaridade é doença como diabetes,ninguem pede pra ter,é genético,vc nasce com isso e uma hora aflora e vc não é incapacitado por isso,eu trabalho,tenho uma filha,fiz uma cirurgia de redução de estômado,cuida da casa,cuido de mim,cuida da minha vida e não sou menos mulher por isso.
Não aceito ser discriminada por pessoas que nem ao menos sabem o que é isso.
Vamos a uma pequena lista de pessoas bipolares:

Axl Rose
Charles chaplin
Catherine Zeta-Jones
Elvis Presley
Elizabeth Taylor
Fernando Pessoa
Isaac Newton
Janis Joplin
Jin Carrey
Jimi Hendrix
Kurt Cobain
Marylin Monroe
Mel gibson
Rita Lee
Elis Regina
Madonna
Renato Russo
Cassia Kiss
Ulysses guimarães
Caio Fernando de Abreu
Cazuza

Entre tantos outros que são e eram bipolares e sempre foram respeitados por isso...
Ser bipolar além de tudo é poesia,pq quando entramos em crise de mania nossa mente vira produtiva,e com certeza somos muito mais poéticos que pessoas ditas "normais"

7 comentários:

Beloca disse...

Kaká,
primeiramente: parabéns pela franqueza e beleza com que você desabafa seus problemas!
A esposa do meu irmão (que é uma pessoa linda!) tb tem transtorno bipolar, então sei de perto o sofrimento que passa quem o tem!
Coragem e força sempre!!!
Realmente o compromisso com o tratamento é o melhor caminho sempre!!!
Cuide-se!!!
Beijos
Bela

Bruna disse...

Oi Kaka!
Bom falar mesmo, o que vc pensa, sente... o que vc sabe!
O mundo está cheio de pessoas desinformadas e preconceituosas...
Espero que vc esteja se cuidando bastante, e que fique bem, dentro do seu possível e no seu tempo!
Bjsss

Anônimo disse...

Kaka,
Vc fez um belo post explicativo, muitos não sabem nem o que é bipolar e poristo sentem medo.
Vc está no caminho certo, colocar pra fora o que senti, assim ajuda muitos outros neste procvesso.A melhor forma realmente são os tratamentos, então gata força aí...continue com eles.
Grande beijo.

Valquiria disse...

Kaka, desabafa, isso mesmo lava a alma é o melhor que tem a fazer!Aqui é o seu cantinho e serve pra isso tb...Continue se tratando e tudo de bom bela!
beijos
Val

Unknown disse...

A bipolaridade muitas vezes nos faz cometer coisas que em outra situação nunca faríamos assim
mas temos que nos acostumar e saber distinguir o que nos está acontecendo...

Camila Garcia disse...

Oieee... é isso ai força!!!!!
Kaka ha dez anos passo por isso e sofro muito...isto me afasta de todos....ate de minha familia q amo tanto.... mais vamos q vamos...bjaooooo

Leca Escorpião disse...

Oi musa!!! sinceramente eu sei como é te tirarem pra louca e nao entenderem o q vc tem. Eu tenho TDAH, déficit de atenção, memória seletiva e nada duradoura! Mas tem gente q acha q é frescura ou simplesmente loucura. É complicado, mas não é tão impossível de lidar e muito menos de entender.
Passa por cima dessa gente q não entende e bola pra frente!!! Bjjsss.

  © Blogger template 'Personal Blog' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP